Blog do Barioni

Acordo cumprido

O prefeito Dario Saadi terá agenda intensa na area da Educação este ano, com inaugurações de 16 novas creches, denominadas de Esoaço do Amanhã. Cada creche oferecerá 500 vagas a mães que necessitam trabalhar. Dessa forma, a Secretaria de Educação estará cumprindo acordo com o Ministério Público, reduzindo a fila de espera. Um dado relevante é que esses novos espaços – já construídos e prontos – localizam-se em bairros periféricos com alta demanda por vagas na educação infantil Duas dessas creches devem ser inauguradas em abril.

Malas prontas

O vereador Luiz Henrique Cirilo está deixando o PSDB para filiar-se ao Podemos, que tem como presidente o vereador Eduardo Magoga. Vai se juntar a Campos Filho, todos eles candidatos.

Malas prontas 2

Quem também está de mudança é o ex-vereador Cid Ferreira- PSB. Ele recebeu convite para se filiar ao PSD de Gilberto Kassab. Em Campinas, o partido é liderado pelo Secretário de Trabalho e Renda, Artur Orsi.

Revoada

A partir do da 6 de março começa a revoada na Câmara Municipal. É a troca-troca de partidos, na busca pela reeleição. Estimativas indicam uma renovação de quase 49% das cadeiras

Interino

Até o dia 25 próximo, o comando de Campinas está nas mãos do prefeito interino Wanderley de Almeida, (Wandão). Dario Saadi encontra-se na Dinamarca, levando experiências de Campinas com o trato da diabetes. Enquanto isso, no comando da Prefeitura, Wandão cuida de preparar a chapa de candidatos a vereadores de sua base.

Alegria, alegria

A Secretaria de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, anunciou em primeira mão durante o programa “Antena Ligada” da Rádio Sindical FM comandado por mim e pelo jornalista Luiz Roberto Saviani Rey, às sextas-feiras, às 18h, também no Podcast do Youtube, ao vivo, que Campinas ganhará este ano um carnaval fora de época, em comemoração aos 250 anos da cidade. O evento está sendo articulado para ocorrer entre junho e agosto, com o desfile dos 50 blocos carnavalescos cadastrados.

Estranhamento

O ex-vereador Sebastião Arcanjo voltou ao ninho, o seu antigo partido de esquerda, o PT. Foi recebido de braços abertos? Mais ou menos! Teve gente que ficou de bode. Valter Pomar não queria referendar a ficha de filiação do ex-colega de partido. Guardadas as devidas proporções, podemos dizer que Tiãozinho sofreu um fogo amigo, mas bem diferente de Marta Suplicy, em São Paulo, quando muitos petistas torceram o nariz para a volta da ex-secretário de Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo. Tiozinho será candidato a vereador, fato que deixa os integrantes da bancada petista preocupados e tensos.

Comunistas do Tio Sam

Não se faz mais comunistas como antigamente. Isso porque os foliões do Bloco “Vai para Cuba”, muitos deles ligados aos partidos de esquerda, tinham um endereço certo na última terça-feira de Carnaval, que era terminarem a festa na Rua Cuba, no Jardim Nova Europa. Porém, eles preferiram ficar na Rua Estados Unidos, no mesmo bairro. Os amarelinhos da Emdec até fizeram um esforço para conduzir os foliões, mas ninguém quis ir para “Cuba”. Tudo porque na Rua do Tio Sam tinha um bar e a galera preferiu ficar na avenida do Tio Sam!!!!

De volta

A vereadora de Vinhedo Chris PC (MDB) ganhou na Justiça o direito de voltar a ocupar sua cadeira na Câmara. Ela teve seu mandato cassado em 2022 por ter feito acusações ao governo municipal e aos parlamentares da Casa durante as sessões, o que, para o Legislativo, teria configurado quebra de decoro. Em sua decisão, o relator do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Marcio Kammer de Lima, anulou a cassação sob o argumento de que Chris estava protegida pela imunidade parlamentar quando fez o uso da palavra no plenário da Casa. Na época, a justificativa dos vereadores para cassar o mandato foi que a parlamentar teria acusado seus colegas de corrupção passiva e o prefeito, Dario Pacheco (PTB), de corrupção ativa durante sessões da Câmara. Também teria se referido ao vereador Val Souza (PRB) como “bandido” “estelionatário” e “mentiroso”. A vereadora comemorou a decisão e disse estar pronta para retomar o cargo para o qual foi eleita.

Fim

Hoje é só, amanhã tem mais.
Tem gente que vai para a esquerda, tem gente que vai para a direita. O importante é caminhar. Só não é bom ir para a ” Checoslováquia”.