Blog do Barioni

Câmara comemora imigração italiana com iluminação especial 

Tutti buona gente! A imigração italiana para o Brasil completou 150 anos ontem (21) e, em celebração a este importante marco da história do Brasil, a fachada da Câmara Municipal ganhou uma iluminação especial, com as cores da bandeira italiana. E não é só isso: durante este mês de fevereiro, a bandeira da Itália e da Casa D’Italia de Campinas se somam às do Brasil, São Paulo e Campinas no Plenário da Casa – o próprio cônsul honorário da Itália em Campinas, Francesco Picciallo, levou a flâmula até o mastro durante a Primeira Parte da Reunião Ordinária de quarta-feira.

 “Brasil e Itália são dois países muito próximos, afinal os imigrantes italianos fazem parte da construção da identidade nacional de nossa nação. Eles ajudaram a compor o cenário cultural e gastronômico não só de Campinas, mas de todo o país, e contribuíram para a economia brasileira, em seus mais variados setores, como na indústria, no comércio e na agricultura”, diz o vereador Luiz Rossini (PV), presidente da Câmara e ele próprio descendente de italianos.

A data oficial da imigração da Itália ao Brasil, 21 de fevereiro, se remete à chegada do navio “La Sofia” no Porto de Vitória, no Espírito Santo, em 1874. A nau, primeira da qual se tem um registro oficial como transporte dos imigrantes, saiu de Gênova com quase 400 italianos a bordo. Eles foram pioneiros de um movimento que atraiu 1,4 milhão de pessoas do país europeu para o Brasil em 50 anos. Atualmente, o Brasil tem a maior população de descendentes italianos do mundo: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são cerca de 30 milhões de pessoas.

Em Campinas, estima-se que cerca de 70% da população – algo em torno de 800 mil pessoas – tenha alguma descendência italiana. A presença dos imigrantes na cidade começou já no ano da chegada do La Sofia, porém se intensificou a partir da década de 1880.