Blog do Barioni

Consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos vence leilão do Trem Intercidades Eixo Norte

Fotos: Rogério Capela

O projeto do Trem Intercidades Eixo Norte, entre São Paulo e Campinas, teve um avanço importante nesta quinta-feira, 29 de fevereiro. O leilão internacional de concessão do trem foi concluído na sede da bolsa de valores B3. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos vai ser o responsável pela operação, manutenção, modernização e exploração das receitas nos próximos 30 anos pelo transporte ferroviário de passageiros entre as duas cidades. O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou do evento em que o projeto foi leiloado. O investimento é de R$ 14,2 bilhões.

Ao final do leilão, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, bateu o martelo e convidou Dário Saadi e mais prefeitos da região por onde o trem vai passar para participarem do momento. Para a licitação, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 6,8 bilhões. O projeto contempla ainda o Trem Intermetropolitano entre Campinas e Jundiaí e a Linha 7-Rubi da CPTM.

Operação do trem

O projeto do Trem Intercidades é encabeçado pelo governo do Estado. No âmbito municipal, a Administração acompanha as questões técnicas relacionadas à ocupação do solo e transposição, na área do Complexo Ferroviário, envolvendo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e as Secretarias de Urbanismo e de Cultura e Turismo.

O Trem Intercidades vai percorrer os 101 km entre a capital paulista e Campinas no tempo previsto de 1 hora e 4 minutos. É um trem de média velocidade, de até 140 km/h. O trajeto deverá ser realizado por um trem com capacidade para até 860 passageiros, em intervalos de até 15 minutos nos horários de pico. O serviço vai da estação Palmeiras-Barra Funda, na capital, e um novo terminal ferroviário em Campinas, com uma parada curta em Jundiaí.