Blog do Barioni

EM ALTA

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve sua gestão aprovada por 62% dos eleitores do Estado, segundo pesquisa divulgada pela Genial/Quaest, realizada entre os dias 4 e 7 de abril. De acordo com o levantamento, 29% desaprovam o trabalho realizado pelo governador, e 9% não souberam ou não responderam. Os que avaliam a gestão de Tarcísio como positiva representam 41% do eleitorado paulista. Por outro lado, 35% veem o governo como regular e 16% apontam como péssima. Os que não souberam ou não responderam são 8%.

MUDANÇA
Luís Yabiku, ex-diretor comercial da Cohab Campinas, vai disputar uma vaga na Câmara Municipal, pelo Republicanos. Para tentar retornar ao Legislativo, o ex-vereador deixou o PSB para ingressar no partido do prefeito Dário Saadi. É claro que a mudança de partido não ocorre por acaso. Com a calculadora na mão, o candidato analisa e faz cálculos para saber das possibilidades em determinada legenda. A conta passa pelo quociente eleitoral, que é obtido pela soma do número de votos válidos dividida pelo número de cadeiras em disputa. Mais: De posse do quociente eleitoral (QE), é necessário calcular o chamado quociente partidário (QP).
O quociente partidário é determinado pela divisão da quantidade de votos válidos dados sob a mesma legenda pelo quociente eleitoral. Vale ressaltar, que as contas realizadas pelo candidato se baseiam em uma previsão de resultado.

MORAL
Recém-chegado ao Podemos, o vereador Luiz Cirilo assumiu na noite desta quarta-feira (10) a liderança de bancada do partido na Câmara Municipal de Campinas. O cargo era, até então, ocupado pelo vereador Eduardo Magoga, que passa a ser vice-líder da legenda no Legislativo. O líder da bancada é responsável, entre outras atribuições, pelas falas do partido nas sessões da Câmara, fazer encaminhamentos de votação e participar do colégio de líderes.