Blog do Barioni

PLANO DE GOVERNO DE RAFA ZIMBALDI  PROMETE  SERVIÇOS QUE  JÁ EXISTEM NA SAÚDE E SEGURANÇA. 

O plano de governo de Rafa Zimbaldi (Cidadania), candidato a prefeito de Campinas, promete oferecer serviços que foram criados na gestão Dário Saadi (Republicanos). São programas nas áreas de saúde e segurança implementados pelo atual governo e que já alcançaram números expressivos de atendimento.

Na página 21, na ementa das diretrizes, propõe implantar “uma política municipal de inovação e de uso de tecnologias da informação e comunicação e da IA [Inteligência Artificial] na organização e prestação de serviços do Sistema Municipal de Saúde”.  A proposta revela, no mínimo, desconhecimento da realidade campineira. Afinal, o atendimento digitalizado está ativo na rede municipal de saúde desde março de 2023. 

ANA e a Saúde Digital
Criado no governo Dário, o programa Saúde Digital disponibiliza a todos os usuários a assistente virtual ANA. Por meio do WhatsApp ou SMS, a AI chamada “Ana” envia mensagens pelo número 19-99604-3012 uma semana antes das consultas e exames, as datas e horários do agendamento. Se o paciente confirmar presença, ainda recebe nova mensagem, na véspera, para relembrar a marcação.

Além de reduzir faltas em consultas, a IA indica endereço das unidades de saúde, fornece resultados de exames, informa em  qual UBS mais próxima de sua casa o usuário vai encontrar o medicamento que precisa, entre outros esclarecimentos. Desde o primeiro de janeiro deste ano mais de 240 mil interações entre a Saúde Digital (Ana + telemedicina) e usuários da rede municipal de Saúde já foram realizadas.
Ainda na ementa das diretrizes da saúde, o programa de governo de Rafa Zimbaldi promete a “implantação do teleatendimento e da telemedicina com a finalidade de garantir a agilidade e resolutividade nos atendimentos da assistência básica e especializada”. Esse é outro serviço que já faz parte da Saúde Digital do governo Dário. O usuário pode fazer consultas com um especialista de onde estiver, por meio de um celular conectado à internet, ou utilizar um computador das salas de telemedicina existentes nos 68 centros de saúde de Campinas para se consultar com um médico.
De março de 2023 a julho deste ano, foram realizadas quase 40 mil teleconsultas. Dessas, apenas cerca de 3% resultaram em encaminhamentos para atendimento presencial, ou seja, 97% das pessoas atendidas não precisaram utilizar serviços de urgência e emergência.

TEA
Na página 25, mais um serviço de saúde já existente é prometido pelo candidato Rafa Zimbaldi. No item “e”, alínea IV, o texto propõe a implantação de uma clínica para o tratamento e acompanhamento do transtorno do espectro autista (TEA) e outras deficiências. Esse serviço é realizado no Centro Especializado de Reabilitação – CER, em Sousas. Inaugurado em julho deste ano, o CER faz a avaliação de alterações no desenvolvimento cognitivo e oferece assistência integral às crianças com autismo.

MONITORAMENTO
No capítulo da Segurança Pública, na página 39, o documento descreve a implantação da “Sala Situação e Gerenciamento de Crise ligada ao Centro Integrado de Monitoramento de Campinas, como um instrumento organizacional para o suporte da tomada de decisões em situações de crise e emergência”. Além disso, o serviço foi modernizado na gestão Dário, com a inauguração do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC.

EMPRESAS DE FORA
Se já não bastasse propor serviços já existentes, o plano de governo de Rafa Zimbaldi vai além quando o assunto é o desconhecimento da cidade que quer governar. Logo no início do documento, na página 5, o preâmbulo sobre as qualidades e vocações de Campinas afirma que “empresas como IBM, 3M e Bosch têm operações significativas na cidade”. O detalhe é que a 3M está localizada no município de Sumaré e a IBM, em Hortolândia. Uma simples consulta no Google Maps evitaria essa gafe.