Blog do Barioni

REUNIÃO DEFINE MEDIDAS PARA ENFRENTAR SOBRECARGA NA URGÊNCIA, EMERGÊNCIA E EM INTERNAÇÕES NA REDE PÚBLICA

Transferência de pacientes de baixa complexidade da região para continuarem tratamento em suas cidades é uma das propostas

Sete medidas para o enfrentamento da sobrecarga nos atendimentos de urgência e emergência e na ocupação de leitos hospitalares dos serviços públicos foram definidas nesta quarta-feira, 13 de março, em reunião do prefeito de Campinas, Dário Saadi, representantes do Hospital PUC-Campinas, do Hospital de Clínicas da Unicamp e da Divisão Regional de Saúde (DRS-7). Entre as medidas, está transferência de pacientes de baixa complexidade da região, internados em Campinas, para suas cidades para que lá possam continuar o tratamento.
“Estamos vivendo um momento preocupante com o aumento de atendimentos nas urgências e ocupação de leitos. Na Rede Mário Gatti, as UPAs e prontos-socorros atendiam, em média, 2 mil pacientes por dia e agora estão atendendo 3 mil. Cerca de 12% desse aumento é relacionado à dengue, doenças respiratórias em crianças, agudização de casos crônicos e a entrada no sistema de saúde de mais de 100 mil pessoas que perderam convênios médicos no pós-pandemia da covid”, disse o prefeito.
O prefeito Dário observou que houve um aumento de 22% no número de leitos no SUS Campinas entre 2019 e 2023, que saltou de 633 para 772, mas que funcionam com sobrecarga e é preciso aumentar a oferta regional. Na reunião, foi reafirmada a necessidade de implantação de hospital regional.